Notícias & Eventos
Associação Local
Em meados de 2010 a SARPA idealizou a criação de uma Associação, mobilizando a comunidade da Fazenda e seus vizinhos para um desenvolvimento sustentavel comunitário. Os objetivos dessa Associação consistiriam na geração de renda através da valorização do trabalho, respeito ao meio ambiente e fomento à identidade cultural local, estimulo ao empreendedorismo e incentivo a uma vida sustentável com produtos e talentos locais.
Com o apoio da SARPA e a liderança de indivíduos locais a Associação foi formalmente legalizada e uma generosa doação feita pela SARPA para inciar seus projetos.
Embora a Associação seja uma organização independente, autônoma e integralmente dirigida pela comunidade, a SARPA se encontra disponível para orientar e participar na execução de projetos. Seus projetos atuais inclui a produção de mel orgânico, criação de um galinheiro e a manutenção da horta comunitária.
Reformas das Moradias
Em 2010 foi feita uma extensa reforma nos Alojamentos Familiares e Alonjamentos Individuais. Os alojamentos Familiares tem recursos para abrigam confortavelmente 10 famílias enquanto os Alojamentos Individuais abriga confortavelmente 140 pessoas, aonde a área de mulheres e homens são separadas. Providenciamos em todos os alojamentos, quartos, cômodas, colchões, uma área de refeição comunitária espaçosa, banheiros separados, filtro para água potável e uma ampla cozinha comunitária.
Cada casa tem 2 quartos, 1 banheiro, cozinha, sala de estar, e área de serviço.
Geração de Renda Sustentável
Uniformes dos Trabalhadores
Visando a geração de renda para a comunidade, a Empresa usa a mão-de-obra local para confeccionar os uniformes usados pelos os trabalhadores da Fazenda.
Contratamos uma costureira local, vizinha da Fazenda que é deficiente física; essa oportunidade tem sido fundamental para a sua saúde econômica, pessoal e familiar. Acreditamos em gerar oportunidades para a comunidade local e valorizar a mão de obra próxima a Fazenda.
Oficina de Corte e Costura
Foi observado em meados de 2010 que os homens moradores e vizinhos da Fazenda tinham uma atividade de lazer, como o futebol, enquanto as mulheres nunca se reuniam. Em Agosto de 2010 foi formado um grupo de mulheres moradoras da Fazenda e da comunidade vizinha para uma oficina de Corte e Costura localizado na Escola SARPA. Todos os domingos as mulheres se reúnem para fazer bolsas, bordados, crochês entre outras coisas. A SARPA doou duas maquinas de costura e todos os outros materiais usados para a oficina. Essa iniciativa foi criada pela SARPA e delegada à costureira que faz as fardas de trabalho para a Empresa. Ela se voluntariou para comandar e liderar a Oficina.
Essa oportunidade de interação comunitária tem se mostrado fundamental para a auto-estima das mulheres locais. A oficina tem sido um sucesso como uma atividade de geração de renda sustentável para as mulheres da comunidade. Elas já começaram a vender suas criações e ter uma renda própria.
Reforma da Escola Sarpa
Recentemente a Escola foi reformada. A reconstrução da Escola SARPA foi concluída em Abril de 2010. O espaço foi feito para ser usufruído não só pelas crianças, mas por toda a comunidade no intuito de estimular mais atividades e interesse local. Hoje em dia o espaço e’ utilizado para reuniões da Associação local, atividades extracurriculares e pela Oficina de Corte e Costura.
Oficina de Artesanato
A oficina de Artesanato foi uma iniciativa da SARPA para as crianças da fazenda e da comunidade vizinha. A oficina foi criada para as ferias escolares como uma diversão educacional e produtiva, usando materiais ecologicamente corretos e economicamente viáveis.
A oficina de Artesanato Reciclável foi liderado por um professor voluntario de uma ONG local do Projeto “Eu não sei mas Quero”. Esse projeto trabalha com crianças de baixa renda em atividades de marcenaria, informática, artesanato, horta-escolar e esportes. O artesanato é feito inteiramente de materiais recicláveis – a idéia de usar o ‘lixo’ transformar-lo em arte.
Tivemos aproximadamente 26 crianças e adolescentes participando e 4 voluntários ajudando a conduzir as atividades, preparar a merenda e o almoço, e ensinar o artesanato. Tivemos uma participação alta e uma aceitação bastante favorável com as crianças e com os pais. As crianças aprendem a exercer sua criatividade, trabalhar em grupo, e a terem uma maior consciência ambiental.
Horta Comunitária
O “Dia de Ação Comunitária” foi idealizado para dar inicio aos projetos sociais da SARPA para ano de 2011. Esse dia foi criado para mobilizar a comunidade para participar da criação de uma Horta Comunitária e da doação oficial para a Associação local. O evento foi um grande sucesso. Moradores da fazenda, associados do Pé de Serra, homens, mulheres e crianças da comunidade se mobilizaram e trabalharam em equipe para criar a horta. Apos o termino da horta, continuamos a celebração com uma feijoada feita pelas mulheres voluntarias e para encerar o dia, os participantes jogaram uma partida de futebol.
Foi projetado com os Associados do Pé de Serra que a Fazenda doaria o evento, terreno, adubo, materiais, sementes e investiria na irrigação, porem a Associação organizaria o mantimento da Horta. Queremos que a horta seja usufruída pelos moradores da Fazenda e pelos os Associados para consumo próprio, e que o excesso de produção seja vendido na feira local. O dinheiro arrecadado será re-investido na Associação.
Criamos um senso de voluntariado e solidariedade entre a comunidade para estimular que todos trabalhem juntos para construir a Horta e juntos colherem os frutos e dividi-los igualmente.
Quadra de Futebol
Uma quadra de Futebol foi construída para o uso dos moradores da Fazenda e do time da SARPA. Com o objetivo de incentivar o esporte dentro da Fazenda e de criar uma área de lazer comunitário que reúna as pessoas durante o tempo livre para criar um espaço de diversão e união.
A Empresa apóia a mais de cinco anos um time de Futebol da SARPA chamado “SARPA FUTEBOL CLUBE”. O time é formado por trabalhadores da Fazenda e da comunidade vizinha. São um total de 11 homens jogadores e 1 técnico. A Empresa apóia financeiramente todos os jogos e campeonatos dentro e fora da Fazenda providenciando o transporte dos jogadores, os uniformes do time, e as comemorações.
Acreditamos em incentivar atividades esportivas para incentivar um espirito comunitário e fomentar trabalho de equipe.
Historia de Sucesso
Em 2009 observamos que um dos vizinhos da fazenda estava ilegalmente desmatando sua propriedade e produzindo carvão vegetal sem a devida licença ambiental. Apesar de estar ciente do seu risco, ele constatou que não teria outra alternativa para a sobrevivência de sua família. Foi proposto ao nosso vizinho, produzir adequadamente e legalmente o carvão vegetal. Ele aceitou e atualmente e’ o responsável pela produção de carvão vegetal da Fazenda.
Nos últimos anos sua vida transformou em uma historia de sucesso. Hoje em dia esse vizinho trabalha para a Fazenda e mora com sua mulher e seus dois filhos na propriedade. Sua família que antes morava sem água potável, sem energia elétrica e dependia da sua renda ilegal. Hoje em dia vivem em uma casa nova de 3 quartos, com uma cozinha e um banheiro completo, aonde luz e água são fornecidos gratuitamente.
Ele tem se mostrado um empregado exemplar e um líder dentro da Comunidade. Ele se tornou o Presidente da Associação Pé de Serra; mostrando muita dedicação, espírito solidário e liderança. Ele deu inicio aos projetos de produção de mel orgânico, criação de uma galinheiro, promoveu um evento beneficente para a Associação, e liderou a campanha local para trazer eletricidade para sua antiga comunidade.